top of page
  • O que é Microfisioterapia?
    A Microfisioterapia é uma técnica francesa de terapia manual que identifica através de micropalpações a causa primária dos sintomas e doenças, objetivando estimular a autorregulação do organismo. Trata a causa da doença e não apenas o seu sintoma. O nosso corpo enfrenta a todo o momento diversos tipos de agressões, sendo elas: tóxicas, químicas, físicas e emocionais e estas agressões deixam "cicatrizes" armazenadas no nosso organismo dificultando o funcionamento das células e tecidos, podendo então ocorrer a manifestação de uma dor ou doença. A Microfisioterapia foi desenvolvida na França, na década de 80, pelos fisioterapeutas e osteopatas Daniel Grosjean e Patrice Benini. Seu embasamento teórico e científico iniciou, primordialmente, pelos estudos e revisões criteriosas da filogênese (estudo da evolução das espécies), embriologia (estudo do desenvolvimento dos seres vivos a partir da fecundação do óvulo até a formação de órgãos e sistemas), ontogênese (estudo de um organismo durante todo o seu ciclo de vida) e anatomia (estudo da organização estrutural dos seres vivos - sistemas, órgãos, tecidos, substâncias). ⠀ Não trata apenas a dor física, mas também os conflitos e dores emocionais que levamos conosco.
  • Quais são os benefícios que esta técnica pode proporcionar?
    Os benefícios são muitos, entre eles: • Identificação da causa primária de um sintoma ou doença; • Melhoria do estado emocional; • Tratamento das dores; • Estimula o sistema imunológico; • Prevenção de doenças; • Promoção da saúde.
  • Quais são as indicações para esta técnica?
    As indicações são diversas! ✔ Ansiedade; ✔ Depressão; ✔ Distúrbios do sono; ✔ Distúrbios hormonais; ✔ Distúrbios alimentares; ✔ Distúrbios respiratórios (asma, rinite, bronquite, sinusite, etc.); ✔ Enxaquecas e cefaleias; ✔ Fibromialgia; ✔ Síndrome do pânico; ✔ Alergias em geral; ✔ Dores físicas agudas e crônicas (lombalgia, ciatalgia, cervicalgia, hérnias discais, etc.); ✔ Traumas físicos (entorses, contusões, luxações, etc.); ✔ Traumas emocionais (perdas, separação, abandono, rejeição, etc.); ✔ Fobias/medos; ✔ Problemas urogenitais; ✔ Problemas gastrointestinais; ✔ Baixa Imunidade; ✔ Déficit de atenção; ✔ Hiperatividade; ✔ Problemas de concentração; ▪ Entre outros. A Microfisioterapia atua de forma preventiva ou curativa e pode ser aplicada em qualquer idade, desde recém-nascidos até jovens e idosos, gestantes, portadores ou não de necessidades especiais. Não há contraindicação.
  • Quando devo procurar pela Microfisioterapia?
    Você deve procurar a Microfisioterapia quando perceber que algum órgão não está funcionando bem, quando apresentar algum tipo de dor e/ou instabilidade emocional. Se você não apresenta a sensação de "bem-estar", é sinal de que algum sistema do seu corpo não está funcionando de maneira equilibrada e isso precisa ser tratado.
  • Pode haver reações após a sessão?
    É natural aparecer reações (cansaço, diarreia, aumento da dor, instabilidade emocional, entre outros) nos primeiros dias após a sessão, pois o corpo está eliminando os agentes agressores do organismo. Estas reações tendem a sumir rapidamente. Também podem ser imperceptíveis. Isto não é uma regra. Cada pessoa pode reagir de uma forma. A ausência não quer dizer que o tratamento não funcionou. O paciente deve descansar, ingerir bastante água e deixar que o sistema imunológico realize seu trabalho.
  • Como é realizada uma sessão de Microfisioterapia?
    Não é necessário se despir para realizar o tratamento. A roupa não interfere na efetividade do processo, porém são indicadas roupas leves. O paciente é escutado sobre sua queixa e depois atendido em uma maca onde será realizada a investigação através de micropalpações, que possibilitará detectar a causa responsável pelo sintoma relatado. Uma vez identificado, o corpo é estimulado a desencadear o processo de autorreparação.
  • Quantas sessões são necessárias?
    O número de sessões varia de acordo com a queixa do paciente. De maneira geral, para uma determinada queixa, podem ser necessárias de três a quatro sessões com intervalos de 30/45 dias. Normalmente, em uma ou duas sessões se obtêm um bom resultado. É necessário respeitar o tempo para que o corpo possa desenvolver naturalmente seu trabalho de autorreparação. Eventualmente, se o problema for agudo, podem ser indicadas duas sessões seguidas. É conveniente efetuar uma sessão por ano, a título preventivo.
  • Por que não tratar somente a zona dolorosa?
    Porque a memória traumática que provoca a dor não está necessariamente no mesmo local. O corpo é um organismo complexo, que sofre reações em cadeia, as quais podem percorrer longas distâncias. Por isso, o tratamento não é feito unicamente sobre a região afetada, mas sobre todo o organismo, que o terapeuta considera em sua globalidade. Como exemplo, dores lombares podem ter origem nas glândulas paratireóides situadas na base do pescoço, ao enviarem uma mensagem química equivocada, provocando espasmos dos músculos da coluna no nível lombar. Por meio do exame e da técnica micropalpatória, o terapeuta localiza e identifica a memória traumática causadora da dor e estimula o corpo a eliminar essa cicatriz, promovendo não só o alívio, mas também ajudando a prevenir os riscos de recidivas, o deslocamento dessa memória para outro ponto ou o desenvolvimento de uma degeneração.
  • A Microfisioterapia tem algum vínculo religioso ou espiritual?
    A Microfisioterapia é uma técnica Francesa que iniciou na década de 80, onde dois fisioterapeutas e osteopatas chamados Daniel Grosjean e Patrice Benini aprofundaram seus estudos para compreender o corpo humano e seus processos de adoecimento. NÃO tem nenhum cunho religioso, místico ou espiritual. Há respaldos acadêmicos comprovando sua eficácia através de estudos científicos validados pelas universidades do mundo afora. Seus estudos são embasados na embriologia, anatomia, filogênese, ontogênese e na cinesiologia aplicada.

© 2024 por Dra. Thamyres Rodrigues

bottom of page